sexta-feira, 12 de março de 2010

VEREADORES ELEITOS EM 05 DE OUTUBRO DE 2008

O pleito eleitoral municipal em Portalegre, realizado no dia 5 de outubro de 2008 pode ser considerado o mais tranqüilao dos últimos anos, e a candidatura única do atual prefeito Euclides Pereira, numa coligação de quatro partidos, (PMDB, PP, PSB e DEM), que o reconduziu para o seu terceiro mandato, com 3.759 votos, não apresentou grandes surpresas com relação ao que os "analistas" políticos locais desenhavam. A filha do ex-prefeito Neto do Emater, a jovem LAURA LUANA BRUNET DE OLIVEIRA, natural de Alexandria-RN, nascida a 19 de fevereiro de. 1982 é a vice-prefeira de MANUEL EUCLIDES PEREIRA
Com 5.563 eleitores aptos a votar, 5.069 compareceram as urnas, mas 1.010 destes, cerca de 20%, decidiram votar branco ou nulo, fato já esperado, visto que era sabido que boa parte dos Democratas, não estava satisfeita com essa aliança, como também alguns partidários do prefeito Euclides.
Já a Câmara Municipal que tomou posse em 1º de janeiro de 2009 teve uma renovação de cerca de quase 50 por cento. Foram eleitos o ex-prefeito Neto da Emater (PP), Adalberto Rego (DEM) Edson do Sindicato e Vera Lopes (PMDB). O vereador mais votado da última eleição, engenheiro José Augusto de Freitas Rego (18/03/1959) (DEM), saiu de uma confortável situação de 680 votos, o que lhe deu o primeiro lugar em 2004, para um terceiro lugar em 2008, com 549 votos. O agrônomo Manuel de Freitas Neto, conhecido popularmente “Neto da Emater” (28//09/1956) assumiu a liderança nessa eleição, com 662 votos e o segundo lugar ficou para o sindicalista José Edison de Paiva, conhecido por “Edson do Sindicato”, com 572 votos.
O partido que mais perdeu espaço na Câmara foi o DEM, que contava com quatro cadeiras e agora tem apenas duas. O PP elegeu os três candidatos que lançou e o PMDB saiu de três para quatro vagas. Mesmo vitoriosa, a candidata Vera Lopes, foi surpreendida com a sua votação, pois apostava num quarto lugar e teve que se contentar com a nona colocação, ou seja, a última vaga.
O ex-prefeito Neto da Emater, a exemplo das quatro últimas eleições, mostrou a sua liderança no município, pois a soma dos três vereadores do seu partido ultrapassou a votação do DEM, segundo partido do município. O PP somou 1.376 votos, contra 1.309 dos Democratas que tinha cinco candidaturas. Já o partido do Prefeito, o PMDB conseguiu 1.540 votos distribuídos dentre os seus cinco candidatos à Câmara Municipal:
1 - MANOEL DE FREITAS NETO, natural de Itaú-RN- 28/9/56, COM 662 VOTOS. Prefeito entre 2000 e 2004, vereador por outras duas vezes, chefe da EMATER local e líder do PP municipal, ficou fácil para Neto abocanhar o primeiro lugar entre vereadores os mais votados da cidade. É um dos grandes nomes para concorrer ao executivo em 2012.
2 - JOSÉ EDSON DE PAIVA – 19/3/69, com 576 votos. Pupilo do grande sindicalista e vereador já falecido Edmilson, Edson segue direitinho a cartinha do mestre. Com seu jeito pacato e atencioso consegui abocanhar a segunda colocação muito devido o seu trabalho com presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de nossa cidade.
3 - MARIA AUXILIADORA BEZERRA LUCENA SÁ, conhecida por DORINHA – 01/03/1962, COM 382. Enfermeira dedicada, Dorinha consegue seu segundo mandato consecutivo tendo um leve queda no numero de votos em relação ao pleito de 2004, mas nada que abalasse sua candidatura pautada no assistencialismo médico.0
4 - HOSÉ AUGUSTO DE FREITAS REGO (18/3/59), com 549 votos. Engenheiro civil a mais de vinte anos, José Augusto é líder dos DEMOCRATAS de Portalegre, já concorreu ao executivo por duas vezes, e agora renova seu mandato par mais quatro anos para o legislativo municipal tendo sido o principal vereador da atual legislatura. A sua saída do primeiro lugar conseguido em 2004 para o terceiro lugar dos mais votas este ano não tira do líder do DEM a condição de forte concorrente para o executivo em 2012.
5 - JOSÉ ADALBERTO NUNES REGO (11/8/63, com 365 votos. Candidato a prefeito em 2004, Adalberto que foi homem forte de Portalegre na administração de Eupídio Rêgo entre 1988 e 1992, foi candidato a prefeito da oposição em 2004 e entrou na disputa ao legislativo deste ano para fortalecer o grupo dos Democratas. Também se esperava mais de Adalberto, terminou como o mesmo número de votos de Ecimar.
6 - EUCLIDES LUIZ PEREIRA NETO, conhecido popularmente por ECIMAR DE EUCLIDES, Filho do prefiro Euclides Pereira . ele foi eleito para o quinto mandato, com 362 votos. . Detentor de um discurso, calmo e conciliador Ecimar sempre foi muito bem votado e este ano esperasse mais de sua votação, mesmo assim está de bom tamanho.
7 - LECI VARVALHO PAIVA NETO (6/5/64. Vice - prefeito por dos mandatos consecutivos, Leci vai para seu segundo mandato de vereador com uma votação muito abaixo do esperado em relação aos votos obtidos em 2004, talvez por sua mudança parcial para a cidade de Pau dos Ferros. Resta a Leci mostrar trabalho nesses quatros anos que virão pela frente.
8 – NETO DO PADRE, COM 332 VOTOS,
9 - BERALUCIA LOPES FONSECA, nascida a 25/8/61. Certamente ninguém esperava que Vera ficasse tão abaixo do esperado. Com uma base que vinha sendo montada desde 2004 a campanha de Vera começou nas alturas, veio perdendo força no decorrer da campanha e terminou com um final emocionante, lutando voto a voto com o candidato a reeleição Cícero Monteiro. Vera terminou à frente de Cícero, ganhou a última vaga e mesmo não tendo a votação que trabalhou com afinco para ter vem com muita vontade de trabalhar pela nossa cidade.
SUPLENTES:
1 - LUIZ GOMES, natural de Portalegre, nascido a 13/2/37, COM 167 VOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 12 BLOGS E 1058 LINKS

Minha lista de blogs

CONTADOR DE VISITAS