sexta-feira, 12 de março de 2010

ATRATIVOS NATURAIS


TRILHA DO VARELO – O local é ideal para momentos de paz e harmonia com a Natureza. Por entre gigantescas pedras, corre água vinda de riachos e açudes circunvizinhos causando todo um clima bucólico. A vegetação, de porte arbustivo, completa o cenário. Fica no Sítio Pêga, a 6 km, a partir do centro da cidade.
FONTE DO BREJO – O Olho d`água do Brejo e a Fonte da Bica serviram de marcos delimitadores das terras de Portalegre. Ao longo dos anos a fonte Brejo sofreu descaracterização, hoje há uma barragem, que beneficia a população. No período das chuvas, a água escorre por serra abaixo, até unir-se ao riacho do Pinga, ambos, acabam formando um só caminho até desaguarem no açude do Riacho da Cruz. Fica a 430 metros a partir do centro da cidade.
TRILHA PORTALEGRE/MARTINS/PORTALEGRE – Essa trilha compreende o antigo caminho feito pelos Correios, o acesso não é muito fácil por ser quase inexplorada. O percurso de 12 km a partir do centro da cidade, é feito a pé, portanto é necessário estar em forma. O percurso é marcado por descidas e subidas íngremes. A paisagem encanta e compensa qualquer esforço, contemplando-se ao longo do trajeto o Morro dos Urubus e o divisor natural da Serra do Martins e Portalegre - Riacho da Forquilha. Tem-se como parada obrigatória em uma fazenda praticamente abandonada, nas proximidades do Riacho da Forquilha. O ideal, ao terminar a trilha, é voltar de Martins saindo de carro.
PONTA DA SERRA - Trata-se de um enorme lajedo verdadeiramente na “ponta da serra”, fazendo jus a sua denominação. Por ter depressões na superfície, torna-se propício o acúmulo de água formando verdadeiras piscinas naturais, estas por sua vez, servem à comunidade local que utiliza a água para consumo próprio e outras necessidades. O clima frio e as noites de luar propiciam à visitação. Dos antigos moradores ainda restam as ruínas de uma casa e um engenho de farinha de mandioca.
TORRES – As chamadas “Torres” são na realidade formações rochosas que passaram por vários períodos geológicos, sendo o primeiro de aproximadamente 90 milhões de anos. As rochas são sedimentares e metamórficas, tão peculiares que lembram verdadeiras torres de castelos medievais, daí sua denominação. As pequenas pedras encravadas na rocha são decorrentes de enxurradas acontecidas há milhões de anos, enquanto a rocha se petrificava. Encantam pelo tamanho, pelas crateras e fendas, um conjunto que aguça a imaginação de aventureiros. De cima das “Torres” cerca de 645 metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica do sertão e demais serras vizinhas. O acesso é feito por trilhas com cerca de 40 minutos de caminhada (03 km) a partir do centro da cidade. Não é propícia ao rapel, como muitos pensam, sendo, pois, ideal para contemplação e estudos.
CACHOEIRA DO PINGA – Ao subir a Serra o visitante se depara com um dos encantos oferecidos pela natureza portalegrense, trata-se da Cachoeira do Pinga, de água pura e cristalina, perene, com 96 metros de altura. A estruturação da trilha com pontes em madeira facilita o acesso dos visitantes, cujo percurso é orientado pela água corrente, frondosas árvores da mata nativa, cipós, pedras e animais silvestres que compõem a paisagem. Ao chegar ao pé da cachoeira o ambiente nos remete a momentos de paz e harmonia com a natureza. Fica a 2,5 km, partindo do centro da cidade. Da entrada da cachoeira para chegar ao seu topo, são apenas 5(cinco) minutos de caminhada.
COVA DA ÍNDIA – O acesso é feito por uma trilha, próximo à Fábrica de Caju, onde se chega a um morro (elevação), cujo espaço de terra lisa impressiona por não brotar qualquer forma de vida em sua superfície, diferente do seu entorno. Segundo a tradição lendária: “No local não nasce vegetação porque ali foi enterrada a índia Cantofa”. A localidade oferece uma bela visão da serra e do sertão logo abaixo. Fica a apenas 1 km a partir do centro da cidade na Rua Nova. FONTE DA BICA – A Fonte da Bica é formada por várias nascentes de água mineral pura e cristalina (dizem até ser a melhor do Rio Grande Norte, o que para nós, portalegrenses não é
supresa ), brotando naturalmente do solo, é referencial para os nativos e visitantes, ideal para programas de lazer e relaxamento. Mantém ainda um pouco da vegetação nativa. Localizada a cerca de 400 m do centro da Cidade, foi palco de um relevante fato que desencadeou na tradição lendária da índia Luíza Cantofa e sua neta Jandy. “Cantofa foi assassinada no momento em que rezava o Ofício a Nossa Senhora, tendo Jandy presenciado a tudo, conseguiu escapar ilesa, não sendo mais encontrada”. Em função disso contam que o local é mal assombrado. Os transeuntes que dali se aproximam ouvem rezar o Ofício de Nossa Senhora, nas horas mortas da noite e pela madrugada, ouve-se um som semelhante a voz de quem canta ou chora, dizem os nativos, ser a voz de Cantofa e o choro de Jandy. Há ainda, alguns registros bibliográficos que narram a passagem dos refugiados holandeses por Portalegre, após terem sido derrotados em Pernambuco, disso conta-se, que havia uma espécie de cúpula construída em tijolos e argamassa, e de onde saia uma bica, de construção posterior, por onde escoava a água, diz-se que essa construção fora feita por esses holandeses. Veracidade ou não, o fato é que a Bica passou por muitas transformações ao longo dos anos, espera-se que agora ela possa ter seu merecido descanso, sem sofrer as ações antropogênicas futuras, que essas ações sejam direcionadas apenas para a sua conservação. O interessante é que hoje, na realidade em que vivemos, temos o nosso passado em nosso presente, pois todos são testemunhas da nova descoberta, por parte de portugueses e holandeses, da nossa terra. Semanalmente temos os holandeses e anualmente os portugueses em nosso município. É óbvio que isso não se deu do nada, por trás disso tudo existiu todo um trabalho por parte da Gestão Municipal passada e existe por parte da Gestão atual.
CACHOEIRA DO SOBRADO – Depois de uma longa caminhada por entre pedras, água corrente e matas virgens, a beleza da paisagem deslumbra visitantes de primeira viagem e até mesmo os que por lá se aventuram constantemente. O turista se depara com cachoeiras, poços, piscinas naturais, plantas nativas.. O riacho que corta a mata, transforma-se em duas belas cachoeiras. Da cachoeira principal tem-se uma vista ampla possibilitando a visão de várias serras e ao fundo a rochosa Serra de Martins. A luz do sol ao tocar as águas límpidas da cachoeira presenteia os visitantes com um maravilhoso arco-íris, que enche de encanto e magia o lugar. O riacho, continua seu percurso natural encontrando-se mais ao longe com o da Forquilha seguindo até o açude de Riacho da Cruz. Fica a 07 km a partir do centro da cidade. A cachoeira é temporária, localizada no Sítio Sobrado (comunidade Quilombola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 12 BLOGS E 1058 LINKS

Minha lista de blogs

CONTADOR DE VISITAS