sexta-feira, 12 de março de 2010

TURISMO

Portalegre fica no alto de uma serra e lá o visitante encontra as atrações naturais em estado bruto. As serras são de beleza exuberante. Os mirantes são uma atração a mais na localidade. Os mais conhecidos são os da Bela Vista e da Ponta da Serra, este um enorme lajedo com depressões na superfície, que acumula água e forma verdadeiras piscinas. No artesanato, o destaque é para as redes de dormir.

Principais Pontos Turísticos


A Pedra do “R”

É bastante visitada, porque faz referência à realeza, ou seja, ao Rei de Portugal, no período colonial. A pedra, de aproximadamente 1,50 metro de altura, tem a letra R esculpida em alto relevo e serviu para demarcar a segunda fazenda da vila, pertencente ao senhor Carlos Vidal Borromeu.

Prédio antigo


Outro ponto turístico da cidade que preserva os traços do período colonial é o prédio onde funcionou a cadeia pública de Portalegre. Hoje, é o centro histórico. O estilo arquitetônico da era colonial ainda é percebido em algumas casas do centro da cidade e também no mercado público.

A Igreja Matriz

Traz em suas pedras a história do povo portalegrense, assim como a sua religiosidade e fé. A padroeira Nossa Senhora da Conceição é festejada no dia da fundação da cidade, 08 de dezembro.

Engenhos de Cana-de-açucar

Desse período ainda é preservada a maneira de se fazer caldo de cana, mel e rapadura. Tudo produzido em engenhos de cana-de-açúcar que geraram riquezas para os seus donos. Conhecer esses locais é como entrar em uma máquina do tempo e voltar ao passado.

Casas de Farinha

Também unem passado e presente. A forma artesanal de se trabalhar a mandioca resiste até os dias atuais. E são elas que ainda geram empregos na cidade e conseguem unir famílias para a produção.

Cachoeiras

A água é um elemento bastante presente na Serra de Portalegre e configura atrativos como a Cachoeira do Pinga e a Cachoeira da Chã de Vila, as mais visitadas. Delas é possível ver o arco-íris formado pelo cair da água. Existem também alguns olhos d’água e riachos que serviram, por algum tempo, como demarcadores naturais das terras.

Trilhas

Os mais aventureiros podem enfrentar algumas trilhas. Uma delas vai até a Serra de Martins, um percurso quase inexplorado que era feito pelos carteiros. Os trechos são fortemente marcados por subidas e descidas íngremes, mas o visual compensa o esforço. Para os que querem apenas vislumbrar a paisagem, a sugestão é ir ao Mirante, de onde se pode ter uma bela vista da serra e região vizinha.

Rochas


As formações rochosas da cidade encantam os turistas, como as que lembram torres de castelos medievais, de onde se pode ter a mais bela vista do município de Portalegre e cidades vizinhas. O acesso ao local se dá através de trilhas.

Cultura

A cidade de Portalegre tem um passado bastante rico em história, lendas e atividades culturais. Pode-se ressaltar a religiosidade do povo e a devoção a Nossa Senhora da Conceição.
A culinária é marcada pelas tapiocas e beijus (feitos com goma de mandioca produzida na cidade). O caju e a castanha são cultivados pela população, vale ressaltar a delícia que é a cachaça com essa fruta, também, produzida na cidade.
Outro grande destaque na cultura da cidade é a Dança de São Gonçalo, praticada por diversos membros da comunidade, lembrando-se que apenas negros podem dançá-la na cidade de Portalegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 12 BLOGS E 1058 LINKS

Minha lista de blogs

CONTADOR DE VISITAS